A SEI participa do Café da CPEDR discutindo desenvolvimento regional

Foi apresentado no Café CPEDR (Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional), realizado ontem na UNEB, o projeto de pesquisa da Diretoria de Estudos que aborda a Pobreza e o desenvolvimento regional na Bahia. O Diretor da Direst Edgard Porto mostrou como as pesquisas foram elaboradas durante os últimos 10 anos e salientou os seus resultados, que continuam oferecendo importantes subsídios para a formulação de políticas e programas públicos para o enfrentamento da pobreza na Bahia. Foi dado uma atenção especial ao Projeto 7 municípios, que tenta identificar os fatores que contribuíram para uma menor presença de pobreza desses municípios.

Edgard Porto apresentou também a Plataforma SeiColab que está permitindo que os estudos possam ter a colaboração da sociedade, através de pesquisadores, gestores, políticos, intelectuais, estudantes e a quem mais interessar.

Foi discutido o tema com o público presente, onde ficou enaltecido o importante papel que os fatores de educação e cultura tiveram na constituição de uma ambiente regional na denominada Mancha Azul, localizada no Sudoeste baiano, e que podem ter ajudado na formação do desenvolvimento de 5 dos 7 municípios identificados no Projeto.

Diante do interesse manifestado, professores, pesquisadores e estudantes presentes se mostraram interessados em colaborar com os estudos e já estão sendo programadas novas apresentações, sendo que a próxima deve acontecer na Faculdade de Educação da UFBA, em data a ser estabelecida.

Participaram da mesa a Prof. Dra. Lídia Boaventura Pimenta (UNEB), Dr. Eduardo Manoel de Freitas Jorge (UNEB), Edgard Porto (Diretor de Estudos da SEI), Teresinha Gomes de Carvalho (UNEB), Dr. Lázaro Raimundo dos Passos Cunha (Diretor Geral da Fapesb) e Leliana Santos de Sousa (UNEB).