PAINEL ANÁLISES GEOGRÁFICAS E TERRITORIAIS

Apresentação

O painel de análises geográficas e territoriais disponibiliza análises de dados e informações para que possam ser acessadas de forma interativa e amigável por toda a sociedade, em forma de aplicativos, mapas interativos, mapas estáticos, imagens, textos, áudios e vídeos, servindo como uma ferramenta para apoio à tomada de decisão e de articulação entre gestores municipais e estaduais, principalmente nesse momento de combate a pandemia do novo Coronavírus.

As análises apresentam o registro de informações geográficas geradas a partir de técnicas de geoprocessamento, espacializadas em diferentes recortes territoriais e temáticos, apresentadas através de mapas que são um meio de comunicação visual e de fácil análise. Os aplicativos e mapas interativos possibilitam múltiplas consultas, cruzamentos e aplicação de filtros a depender das necessidades e objetivos.

Os produtos gerados poderão ser de autoria da SEI, de instituições parceiras e pesquisadores independentes, desde que aderentes aos objetivos da plataforma de estudos colaborativos SEIColab.

Sumário

1- População

2- Acompanhamento da COVID-19

3- Fluxo dos Serviços de Saúde

4- Infraestrutura

5- Geocombate COVID-19

Análises

1 – População

A SEI está disponibilizando um conjunto de mapas interativos de população, que apresentam análises comparativas dos temas população total, população com 60 anos ou mais e densidade demográfica, que poderão ser complementadas com outras temáticas. Os mapas interativos permitem a análise direta sobre os mapas sobrepostos, que podem ser arrastados um sobre o outro descortinando os dados da camada inferior em relação aos da camada superior (efeito swipe).

 
Mapas de População por Município (SEI)
Acesse aqui

Ou cada mapa comparativo nos links abaixo:

População Total x Densidade Demográfica

População Total x População com 60 anos ou mais

Densidade Demográfica x População com 60 anos ou mais



Mapas de População por Bairro (SEI)
Acesse aqui

Ou cada mapa comparativo nos links abaixo:

População Total x Densidade Demográfica

População Total x População com 60 anos ou mais

Densidade Demográfica x População com 60 anos ou mais



Mapas de População por Setor Censitário (SEI)
Acesse aqui

Ou cada mapa comparativo nos links abaixo:

População Total x Densidade Demográfica

População Total x População com 60 anos ou mais

Densidade Demográfica x População com 60 anos ou mais



2- Acompanhamento da COVID-19

2.1- Evolução Espaço-temporal

Aqui estão sendo disponibilizados aplicativos de mapa interativo que demonstram a evolução espaço-temporal dos casos e óbitos relacionado à COVID-19, no estado da Bahia, baseado nas informações publicadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Os mapas interativos permitem a análise direta do crescimento e espalhamento dos casos confirmados.  


Evolução por Município – Bahia

(Suspenso temporariamente)  


2.2- Isolamento Social

Espaço dedicado às informações de isolamento social por município, disponibilizadas diariamente pela empresa In Loco.

A aplicação Geoinformação x COVID-19 – Isolamento Social apresenta os dados de isolamento social em camadas de mapa para três momentos distintos: No dia da atualização, 7 dias antes e 14 dias antes

Acesse aqui

2.3- Painéis de informações de acompanhamento da Covid-19

Os painéis de informações (dashboard) de acompanhamento da COVID-19 nos municípios baianos estão agrupados em uma única aplicação mãe, que funciona com um menu de acesso a todos os painéis. Específica para uso em computadores desktop, preferencialmente em telas grandes. Não roda em dispositivos móveis.

Acesse aqui

Em sua versão atual apresenta os seguintes painéis de informações (dashboards), que também podem ser acessados individualmente nos links abaixo:

Casos (Dados da SEASB)

Óbitos (Dados da SESAB)

Sitaução Atual dos casos e óbtitos por COVID-19 (Dados SESAB)

Isolamento social (Dados da InLoco)

Restrição de transporte interurbano rodoviário e hidroviário (Decretos estaduais publicados no Diário oficial do Estado da Bahia)

Restrição de circulação noturna (Decretos estaduais publicados no Diário oficial do Estado da Bahia)



3- Fluxo dos Serviços de Saúde

Nesta seção serão apresentadas as análises relativas ao tema saúde. O primeiro produto apresentado é a Pesquisa de Regiões de Influência das Cidades – IBGE 2018 elaborado pelo IBGE

REGIC 2018 – Saúde

O mapa interativo Pesquisa de Regiões de Influência das Cidades – Informações de deslocamentos para serviços de saúde, elaborado pela SEI a partir dos resultados preliminares do REGIC 2018, publicado pelo IBGE em abril/2020, permite observar os deslocamentos das populações em busca de serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, bem como os municípios que concentram a oferta e de onde se originam as demandas.

Para acessar o material completo da REGIC 2018 no site do IBGE clique aqui.

4- Infraestrutura

O mapa interativo Geoinformação x COVID-19 – Infraestrutura, apresenta um conjunto de geoinformações relacionadas à infraestrutura geral, de transporte e de saúde obtidas em diversas fontes de dados como forma de ampliar as possibilidades de análises para entender o problema causado pela pandemia da COVID-19 e de alguma forma facilitar o processo de tomada de decisão para seu enfrentamento.

Geoinformações disponíveis:

    Infraestrutura de Saúde:

  • Unidades de saúde de referência para a COVID-19 (SESAB)
  • Infraestrutura Geral:

  • Cemitérios (SEI, Conder, Open Street Map, Comando Conjunto – Defesa)
  • Instituto Médico Legal – IML (SSP/SIAP/NCGEO)
  • Infraestrutura de Transporte:

  • Rodovias federais, estaduais e municipais (SEINFRA)
  • Aeródromos e helipontos (ANAC).
  • Limites político-administrativos:

  • Estado da Bahia, Municípios da Bahia e Bairros de Salvador (SEI, IBGE e PMS)
  • Localidades:

  • Sedes Municipais (IBGE)
  • Localidades (Vilas, povoados e lugarejos – SEI e IBGE)
  • Regionalizações:

  • Territórios de Identidade, Núcleos Regionais de Saúde, Regiões de Saúde, Núcleos Territoriais de Educação, Regiões Econômicas, Regiões Administrativas, Eixos de Desenvolvimento, Mesorregiões Geográficas, Microrregiões Geográficas e Região Semiárida (SEPLAN, SESAB, SEC, SEI, e IBGE).


5- Geocombate COVID-19

O Geocombate COVID-19 é grupo formado por técnicos e pesquisadores que atuam em diferentes instituições, todos eles interessados em fornecer ou gerar dados, elaborar mapas e realizar análises espaciais relacionadas ao Covid-19. A proposta é apoiar os gestores, sociedade civil e pesquisadores contribuindo com estudos e investigações que estão sendo conduzidas por diferentes equipes. O grupo é coordenado por professores pesquisadores do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia.

Aqui no painel estamos divulgando as Notas Técnicas publicadas pelo grupo, mas todo o material produzido pode ser acessado em:

Para associar à imagem acima e ao texto clique aqui.

Nota Técnica 01

Para associar à imagem acima clique aqui.

O objetivo desta Nota Técnica é apresentar análises espaciais preliminares que demonstram o potencial da técnica utilizada para compreender os riscos da pandemia de Covid-19 para as camadas mais vulneráveis da cidade de Salvador, tendo como base os fluxos de movimentação de pessoas na cidade.

O modelo aplicado, que tem como base metodológica a avaliação de risco de desastres urbanos, combina padrões de viagens, prevalência da COVID-19 e indicadores socioeconômicos para elaborar indicadores de risco de disseminação da doença em função da vulnerabilidade sócio econômicas dos bairros.

Os dados processados foram: prevalência de casos de Covid-19 por bairro, fluxos de pessoas entre os bairros, percentual de domicílios com mais de 2 indivíduos por cômodo, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice de Vulnerabilidade Social.

Os resultados mostram que as políticas de restrição da movimentação dos indivíduos pelo poder público alteram o padrão dos fluxos de indivíduos no tecido urbano, bem como o potencial padrão de dispersão da epidemia entre os grupos mais e menos vulneráveis.

A divulgação de dados oficiais e mais precisos tende a melhorar a acurácia dos métodos de investigação e, por conseguinte, a produção de conhecimento para auxiliar ações do poder público.

Nota Técnica 02

Para associar à imagem acima e ao texto clique aqui.

A Nota Técnica 02, com análises espaciais de abrangência estadual, tem como objetivo iniciar a discussão sobre a demanda e a oferta dos serviços de saúde para enfrentamento da COVID-19 na Bahia. Para tanto, são analisadas as relações entre os fluxos históricos de internação hospitalar (no período entre 01/07/2018 e 30/06/2019), o número de casos de COVID-19, as condições de vulnerabilidade social e os recursos materiais e humanos do sistema de saúde disponíveis nos Núcleos Regionais de Saúde (NRS) da Bahia. Mais detalhadamente, discute-se ainda a situação nos municípios do NRS Sul (pólo de Jequié, Itabuna e Ilhéus) , que combinam uma alta incidência da doença com uma menor disponibilidade de recursos de saúde em relação ao NRS Leste (que compreende a Região Metropolitana de Salvador).

Nota Técnica 03

Para associar à imagem acima e ao texto clique aqui.

A Nota Técnica 03, com análises espaciais de abrangência municipal, tem como objetivo avaliar as condições de vulnerabilidade à COVID-19 e isolamento social na cidade de Salvador-BA. A Nota Técnica indica de forma precisa e com embasamento científico, localidades na cidade de Salvador com maiores vulnerabilidades ao enfrentamento da Covid-19, não significando dizer que são os locais com maiores ocorrências e incidências, mas sim que nesses lugares, a população possui condições menos favoráveis para o enfrentamento à doença, demandando assim maior atenção.

Nota Técnica 04

A Nota Técnica 04 apresenta alertas e propostas de ações para Península de Itapagipe, baseadas em análises espaciais de suporte ao combate à COVID-19. A Nota Técnica está dividida em quatro partes, tratando da caracterização da vulnerabilidade social e habitacional, das condições de saúde, da atenção primária à saúde e do isolamento social e aglomerações.

Link para associar a cada uma das partes abaixo:

Parte 1. Caracterização da Vulnerabilidade Social e Habitacional

Parte 2. Condições de Saúde

Parte 3. Atenção Primária à Saúde

Parte 4. Isolamento Social e Aglomerações

Nota Técnica 05

A Nota Técnica 05 analisa a interiorização do Covid19 na Bahia. O estudo foi realizado a partir de dados da rede hierárquica dos municípios, índice de isolamento social e vulnerabilidade dos municípios com enfoque no período junino e no aumento de ocorrências registradas entre 1 e 8 de julho de 2020.

Para associar à imagem acima e ao texto clique aqui.

 

Deixe uma resposta