O que é

O que é

É um canal de comunicação criado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para discussão de temas multidisciplinares que permite a colaboração de diversos setores da sociedade. O site contém projetos com objetivos distintos, sempre com caráter colaborativo.

Colaborador SEIColab: usuário cadastrado que envia conteúdo colaborativo aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto disponível para colaboração.

Equipe SEIColab: equipe responsável pela gestão do site SEIColab, bem como pela coordenação e elaboração dos textos colaborativos para publicação, de cada projeto disponível para colaboração.

Comissão de avaliação: grupo composto por membros do SEIColab e/ou convidados externos, responsável pela avaliação e validação dos conteúdos colaborativos. Integram a Comissão do Projeto 7 Municípios: Aline Virgílio (SEI), César Vaz (UCSAL), Edgard Porto (SEI), Edmundo Figueiroa (SEI), Enézio de Deus Silva Júnior (SEI), Eletice Rangel (SEI), Fernanda de Oliveira Matos (UNEB), Gabriel Oliveira Barbosa (SEI), Gildásio Santana Junior (UESB), Jaci Maria Ferraz de Menezes (UNEB), José Antônio Gonçalves dos Santos (UESB), Liliane Pagliarini (SEI), Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo (Casa Anísio Teixeira), Maria Cristina Dantas Pina (UESB), Maria Eliane Brito de Andrade (UNEB), Maria Goreth Silva Nery (UNEB), Valdemiro Conceição Junior (UESB), Viviane Vergueiro Simakawa (SEI).

Painel: espaços temáticos com os textos colaborativos, em permanente atualização no site SEIColab, destinados à construção do conhecimento com base na diversidade e na multi-interpretação. Cada painel aborda um tema relevante para o projeto colaborativo.

Conteúdo colaborativo: são textos, vídeos, áudios, sugestões, indicações bibliográficas, ou qualquer outro tipo de documento, na sua forma original, enviados pelos usuários.

Texto colaborativo: são documentos dinâmicos elaborados continuamente pela equipe SEIColab, de cada projeto disponível para colaboração, subsidiados pelas informações e ideias oriundas dos conteúdos colaborativos.

Período de colaboração: é o prazo de vigência definido pela equipe SEIColab, para cada projeto informado com antecedência, durante o qual serão aceitos e incorporados os conteúdos colaborativos recebidos.

Projetos

Os projetos colaborativos são estudos e pesquisas que priorizam a visão pluridisciplinar e a transversalidade dos conhecimentos. Os temas são propostos pela equipe SEIColab, que disponibiliza os textos para a colaboração coletiva de cada projeto, por meio da página SEIColab. Novos projetos poderão ser inseridos a qualquer momento.

Política de Colaboração
    • O site SEIColab tem a finalidade de promover o debate público e a troca de conhecimento por meio de estudos e projetos com caráter colaborativo.
    • A colaboração é livre e está aberta a toda a sociedade. Estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados em contribuir com as discussões propostas nos projetos devem se cadastrar no site SEIColab, efetuar login e aceitar os Termos e Condições de Uso.
    • O usuário e potencial colaborador SEIColab pode enviar conteúdo colaborativo para cada projeto – informações em formato de texto, gráfico ou multimídia – por meio de ferramenta própria disponível no site SEIColab, sendo inteiramente responsável pela sua pertinência e veracidade.
    • O texto colaborativo publicado no site é gerido pela equipe SEIColab, responsável pelo recebimento, registro e avaliação do conteúdo enviado pelos usuários. Todo conteúdo colaborativo enviado e aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto, se torna uma colaboração e passa a fazer parte do texto colaborativo em permanente publicação no site.
    • Todo usuário que tem seu conteúdo colaborativo aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto, se torna um colaborador.
    • A equipe SEIColab, de cada projeo, se reserva o direito de desconsiderar todo e qualquer conteúdo enviado que possua teor discriminatório ou ofensivo de qualquer espécie.
    • As opiniões contidas no site SEIColab não representam o posicionamento político do Governo do Estado da Bahia.
    • A política de colaboração pode ser atualizada a qualquer tempo, o que sempre será informado aos usuários e colaboradores.
Termos e Condições de Uso

Privacidade de dados pessoais

Os dados solicitados no momento do cadastro são de uso exclusivo do site SEIColab e não são compartilhados com terceiros em nenhuma hipótese. Essas informações ficam registradas em nosso sistema para comunicação com o usuário e fins estatísticos.

Envio do conteúdo colaborativo

    • O usuário deve enviar conteúdo colaborativo – informações em formato de texto, gráfico ou multimídia – por meio de ferramenta própria disponível no site SEIColab, sendo inteiramente responsável pela sua pertinência e veracidade.
    • Os conteúdos colaborativos enviados pelos usuários que contenham textos de sua autoria e/ou citações de terceiros devem ter a fonte registrada pelo autor do conteúdo, a quem cabe a responsabilidade por fazê-lo de forma apropriada.
    • Os conteúdos colaborativos enviados pelos usuários serão reconhecidos como colaboração quando, após avaliação, forem aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeo.
    • Será reconhecido como colaborador SEIColab todo usuário cujos conteúdos colaborativos forem aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeto.
    • Os conteúdos colaborativos aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeto, podem ser editados e adaptados visando sua incorporação ao texto colaborativo em publicação no site. A equipe SEIColab é responsável por manter a integridade da ideia original contida no material colaborativo enviado.
    • Cabe ao SEIColab a responsabilidade pela divulgação das colaborações, resguardando as fontes originais indicadas pelos colaboradores.
    • Quando o conteúdo colaborativo for de autoria do usuário e potencial colaborador SEIColab, a equipe SEIColab de cada projeto, pode avaliar seu enquadramento como fonte original no texto colaborativo.
    • Todos os conteúdos colaborativos enviados, aceitos ou não, serão registrados e armazenados pela equipe SEIColab de cada projeto em sua forma original, não ensejando remuneração de qualquer espécie para usuários e/ou colaboradores pelos direitos autorais.
    • Os direitos cedidos mediante este Termo são: todos os direitos de publicação e divulgação por impressão em papel, por meio eletrônico, produção audiovisual, sonorização, radiodifusão e outros meios de comunicação, tais como redes sociais, mediante o emprego de qualquer tecnologia (analógica, digital, com ou sem fio e outras), edição, adaptação, arranjo, tradução, distribuição, impressão, comercialização e outros previstos no Art. 29 da Lei 9.610/98, para finalidade editorial ou comercial.
    • A partir do momento que aceita o presente Termo e envia seu material, o colaborador está cedendo e transferindo ao SEIColab todos os seus direitos autorais gratuitamente.

Avaliação do conteúdo colaborativo

    • O site SEIColab é composto por painéis multitemáticos nos quais são publicados os textos colaborativos. A equipe SEIColab de cada projeto designa uma comissão de avaliação dos conteúdos colaborativos enviados para cada painel. Essa comissão é integrada por membros da equipe SEIColab, bem como por convidados externos, tendo a função de avaliar os materiais enviados de acordo com as definições contidas nos critérios de avaliação SEIColab.

    Estatísticas e divulgações

      • Estatísticas sobre colaborações e colaboradores podem ser geradas e divulgadas no site SEIColab.
      • Ao aceitar os Termos e Condições de Uso, o colaborador permite que seu nome, bem como o da instituição à qual está vinculado, seja divulgado pelo SEIColab de cada projeto.
      • As informações contidas nas estatísticas geradas pela equipe SEIColab que identifiquem individualmente o colaborador não são divulgadas a terceiros.

    Disposições finais

      • O presente Termo vigorará pelo prazo estabelecido e comunicado neste site pela equipe SEIColab. Eventuais alterações serão previamente comunicadas e também disponibilizadas neste site.
      • Questões não previstas nos Termos e Condições de Uso serão avaliadas pela equipe SEIColab, bem como pela comissão de avaliação dos conteúdos colaborativos.
      • Fica eleito o Foro da Comarca de Salvador para dirimir qualquer dúvida suscitada por este Termo, renunciando-se qualquer outro, por muito especial que seja.
Como Colaborar

Basta clicar no botão “Quero Colaborar”, situado no lado direito da tela dos textos colaborativos disponíveis em cada painel de cada projeto colaborativo. Primeiramente, o usuário deve realizar o login, ficando habilitado para, em seguida, sugerir as inserções que achar pertinentes. Isso pode ser feito diretamente na caixa de comentários, disponível na parte inferior da página, ou clicando sobre o parágrafo no qual deseja fazer a intervenção.

O conteúdo colaborativo será enviado em forma de comentário para a equipe SEIColab responsável pela avaliação de cada projeto. Caso seja aceito, o conteúdo colaborativo se torna colaboração, sendo incorporado ao texto colaborativo. O colaborador passa a constar na lista de colaboradores SEIColab, podendo receber certificados e premiações por suas colaborações de cada projeto.

Colaboradores

Projeto 7 Municípios

Aline Virgílio (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Cesar Vaz de Carvalho Junior (Equipe Técnica SEIColab – Colaborador individual)
Dirvan Teixeira – Mancha Sudoeste – Colaborador individual
Edgard Porto (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Edmundo Figueirôa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Eletice Rangel (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Márcia Pedreira (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Enézio de Deus Silva Júnior (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Viviane Vergueiro Simakawa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gabriel Oliveira Barbosa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Daivisson dos Santos Dias (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gildásio Santana Júnior (UESB)
Hamilton de Moura Ferreira Júnior (UFBA)
Haroldo Borges Rodrigues Lima – Colaborador individual
Humberto Miranda do Nascimento (Unicamp)
Jaci Maria Ferraz de Menezes (UNEB)
Jorge Antônio Santos Silva (UFRB)
José Alberto de Almeida (DNOCS)
Liliane Pagliarini (Equipe Técnica SEIColab)
Luís Contreiras (In memoriam)- Mancha Sudoeste
Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo (Casa Anísio Teixeira) – Mancha Sudoeste
Palmira Guanais Aguiar Fausto (In memoriam) – Mancha Sudoeste
Maria Rita Alves (Mancha Valente)- ColaboradorA individual
Agripino Souza Coelho Neto (Mancha Valente)- UNEB
Edinusia Moreira Carneiro Santos (Mancha Valente)- UEFS
Ismael Ferreira de Oliveira (Mancha Valente) – APAEB
Igor Roberto Campos Brandão (Equipe Informática – SEI)
Ingrid Souza Pinheiro (Equipe Informática – SEI)
Ricardo Carvalho Pires (Equipe Informática – SEI)
Julio Marques Vilela Junior (Equipe Design – SEI)
Vinícius Luz Assunção (Equipe Design – SEI)

Projeto Logística de Transportes

Aline Virgílio (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Ana Cristina Franco Magalhães (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
Cesar Vaz de Carvalho Junior (Equipe Técnica SEIColab – UCSAL)
Edgard Porto (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Edmundo Figueirôa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Eletice Rangel (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gabriel Oliveira Barbosa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Hamilton de Moura Ferreira Júnior (UFBA)
Igor Roberto Campos Brandão (Equipe Informática – SEI)
Ingrid Souza Pinheiro (Equipe Informática – SEI)
Julio Marques Vilela Junior (Equipe Design – SEI)
Luis Mário (SEI)
Paulo Guimarães (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
Paulo Henrique (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
Romeu Temporal (Secretaria de Panejamento)
Ricardo Carvalho Pires (Equipe Informática – SEI)
Vinícius Luz Assunção (Equipe Design – SEI)
Viviane Vergueiro Simakawa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)

Projeto Evidências e Desafios da Covid-19

Aline Virgílio (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Edgard Porto (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Eletice Rangel (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gabriel Oliveira Barbosa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Liliane Pagliarini (Equipe Técnica SEIColab)
Deivisson dos Santos Dias (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Enézio de Deus Silva Júnior (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Moacy Silva Brito junior (Equipe Técnica SEIColab – SEI) Hamilton de Moura Ferreira Júnior (UFBA)
Armando Affonso de Castro Neto (Equipe SEI)
Claudio Emilio Pelosi Laranjeira (Equipe SEI)
Carlos Alves de Freitas Júnior (Equipe SEI)
Gustavo Casseb Pessoti (Equipe SEI)
Jadson Santana da Silva (Equipe SEI)
Rosangela Ferreira Conceicao (Equipe SEI)
Rodrigo Barbosa de Cerqueira (Equipe SEI)
Urandi Roberto Paiva Freitas (Equipe SEI)
Igor Roberto Campos Brandão (Equipe Informática – SEI)
Julio Marques Vilela Junior (Equipe Design – SEI)
Ricardo Carvalho Pires (Equipe Informática – SEI)
Viviane Vergueiro Simakawa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Oswaldo Ferreira Guerra (Corecon-BA)
Marcus Verhine (Superintendente da FIEB)
Iara Nancy Rios (UEFS)
Ranúsio Cunha (SICOOB COOPERE)
Reinaldo Sampaio (Corecon-BA)
Rosembergue Valverde (UEFS)
Ana Georgina Dias (DIEESE-BA)
Jorge Luiz Nery de Santana (UEFS)
André Garcez Ghirardi (UFBA)
Arthur Sousa Cruz (Equipe SEI)
Carlos Rodolfo Lujan Franco (Corecon-BA)
Roberto Maximiano Pereira
Rosalvo de Oliveira Junior (SEMA) )

Projeto Pensar a Bahia

Adriano Nascimento Mascarenhas (SEI)
Aline Patrícia Santos Virgílio (SEI)
Aline Santos Silva (SEI)
Alynson dos Santos Rocha (UFBA)
Ana Cristina Franco Magalhães (SDE)
Anderson Gomes de Oliveira (SEI)
André Silva Santos (SDE)
Andrea da Silva Gomes (UESC)
Antoniel Pinheiro de Barros (SEI)
Antônio Alberto Valença (SEPLAN)
Antonio Carlos Tramm (CBPM)
Bernardo Figueiredo (Fundação Dom Cabral)
Bruna Sobral (OCT)
Cesar Vaz de Carvalho Junior
Claudia Matta Costa (SEI)
Claudio Emilio Pelosi Laranjeira (SEI)
Creomar Baptista (SEINFRA)
Deivisson dos Santos Dias (SEI)
Edgard Porto Ramos (SEI)
Edna Maria da Silva (UFBA)
Eduardo Fernandes Barbosa (UFOB)
Eletice Rangel Santos (SEI)
Enézio de Deus Silva Júnior (SEI)
Fabio Lima Sampaio (SEI)
Francisco Lima Cruz Teixeira (UFBA)
Gabriel Oliveira Barbosa (SEI)
Gelson Lapa (Consultor Externo)
Hamilton de Moura Ferreira Júnior (UFBA)
Handerson Jorge Dourado Leite (SECTI)
Henrique Oliveira (UNIFACS)
Hostílio Xavier Ratton Neto (UFRJ)
Jackson De Toni (IBMEC-DF/ENAP)
Jose Augusto de Castro Tosato (SDR)
José Luís Rossi (BID)
Juliana Ramos Oliva – SDE
Júlio César Azevedo Nóbrega (UFRB)
Leandro Rodrigues e Silva (EPL – COPPE)
Liliane Soares Pagliarini (SEI)
Mara Clécia Dantas Souza (SECTI)
Marco Valério Viana Freire (PGE-BA)
Maria Elisa Huber Pessina (UNIFACS)
Maria Lucia Cunha de Carvalho (SEPLAN)
Mariana Haileia Santos Da Silva (SEI)
Mônica de Moura Pires (UESC)
Osvaldo Lívio Soliano Pereira (UFBA)
Patrícia Miranda Santos (SEPLAN)
Paulo Henrique de Almeida (SDE)
Paulo Roberto Britto Guimarães (SDE)
Paulo Roberto Batista Villa (Usuport)
Rafael Antônio Gomes de Vasconcelos (AENFER)
Rafael Fontan (UESB)
Reginaldo Souza Santos (UFBA/UESB)
Renato Baumann (IPEA)
Rita Pimentel (SEI)
Roberto Antonio Fortuna Carneiro (SDE)
Ronald Lobato (Casa Civil)
Rosane Aline dos Reis Pedreira (SEI)
Severino Soares Agra Filho (UFBA)
Thobias dos Santos Silva (Consultor Externo)
Uallace Moreira Lima (UFBA)
Urandi Roberto Paiva Freitas (SEI)
Vitor de Athayde Couto (UFBA)