O que é

O que é

É um canal de comunicação criado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para discussão de temas multidisciplinares que permite a colaboração de diversos setores da sociedade. O site pode conter um ou mais projetos com objetivos distintos, sempre com caráter colaborativo.
Atualmente apenas o Projeto 7 Municípios está disponível para colaboração.

Colaborador SEIColab: usuário cadastrado que envia conteúdo colaborativo aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto disponível para colaboração.

Equipe SEIColab: equipe responsável pela gestão do site SEIColab, bem como pela coordenação e elaboração dos textos colaborativos para publicação, de cada projeto disponível para colaboração.

Comissão de avaliação: grupo composto por membros do SEIColab e/ou convidados externos, responsável pela avaliação e validação dos conteúdos colaborativos. Integram a Comissão do Projeto 7 Munípios: Aline Virgílio (SEI), César Vaz (UCSAL), Edgard Porto (SEI), Edmundo Figueiroa (SEI), Eletice Rangel (SEI), Fernanda de Oliveira Matos (UNEB), Gildásio Santana Junior (UESB), Jaci Maria Ferraz de Menezes (UNEB), José Antônio Gonçalves dos Santos (UESB), Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo (Casa Anísio Teixeira), Maria Cristina Dantas Pina (UESB), Maria Eliane Brito de Andrade (UNEB), Maria Goreth Silva Nery (UNEB), Valdemiro Conceição Junior (UESB), Alexandra Valéria Flora Gama (a confirmar) (IEAT).

Painel: espaços temáticos com os textos colaborativos, em permanente atualização no site SEIColab, destinados à construção do conhecimento com base na diversidade e na multi-interpretação. Cada painel aborda um tema relevante para o projeto colaborativo.

Conteúdo colaborativo: são textos, vídeos, áudios, sugestões, indicações bibliográficas, ou qualquer outro tipo de documento, na sua forma original, enviados pelos usuários.

Texto colaborativo: são documentos dinâmicos elaborados continuamente pela equipe SEIColab, de cada projeto disponível para colaboração, subsidiados pelas informações e ideias oriundas dos conteúdos colaborativos.

Período de colaboração: é o prazo de vigência definido pela equipe SEIColab, para cada projeto informado com antecedência, durante o qual serão aceitos e incorporados os conteúdos colaborativos recebidos.

Projetos

Os projetos colaborativos são estudos e pesquisas que priorizam a visão pluridisciplinar e a transversalidade dos conhecimentos. Os temas são propostos pela equipe SEIColab, que disponibiliza os textos para a colaboração coletiva de cada projeto, por meio da página SEIColab. Novos projetos poderão ser inseridos a qualquer momento.

Política de Colaboração
    • O site SEIColab tem a finalidade de promover o debate público e a troca de conhecimento por meio de estudos e projetos com caráter colaborativo.
    • A colaboração é livre e está aberta a toda a sociedade. Estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados em contribuir com as discussões propostas nos projetos devem se cadastrar no site SEIColab, efetuar login e aceitar os Termos e Condições de Uso.
    • O usuário e potencial colaborador SEIColab pode enviar conteúdo colaborativo para cada projeto – informações em formato de texto, gráfico ou multimídia – por meio de ferramenta própria disponível no site SEIColab, sendo inteiramente responsável pela sua pertinência e veracidade.
    • O texto colaborativo publicado no site é gerido pela equipe SEIColab, responsável pelo recebimento, registro e avaliação do conteúdo enviado pelos usuários. Todo conteúdo colaborativo enviado e aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto, se torna uma colaboração e passa a fazer parte do texto colaborativo em permanente publicação no site.
    • Todo usuário que tem seu conteúdo colaborativo aceito pela equipe SEIColab, de cada projeto, se torna um colaborador.
    • A equipe SEIColab, de cada projeo, se reserva o direito de desconsiderar todo e qualquer conteúdo enviado que possua teor discriminatório ou ofensivo de qualquer espécie.
    • As opiniões contidas no site SEIColab não representam o posicionamento político do Governo do Estado da Bahia.
    • A política de colaboração pode ser atualizada a qualquer tempo, o que sempre será informado aos usuários e colaboradores.
Termos e Condições de Uso

Privacidade de dados pessoais

Os dados solicitados no momento do cadastro são de uso exclusivo do site SEIColab e não são compartilhados com terceiros em nenhuma hipótese. Essas informações ficam registradas em nosso sistema para comunicação com o usuário e fins estatísticos.

Envio do conteúdo colaborativo

    • O usuário deve enviar conteúdo colaborativo – informações em formato de texto, gráfico ou multimídia – por meio de ferramenta própria disponível no site SEIColab, sendo inteiramente responsável pela sua pertinência e veracidade.
    • Os conteúdos colaborativos enviados pelos usuários que contenham textos de sua autoria e/ou citações de terceiros devem ter a fonte registrada pelo autor do conteúdo, a quem cabe a responsabilidade por fazê-lo de forma apropriada.
    • Os conteúdos colaborativos enviados pelos usuários serão reconhecidos como colaboração quando, após avaliação, forem aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeo.
    • Será reconhecido como colaborador SEIColab todo usuário cujos conteúdos colaborativos forem aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeto.
    • Os conteúdos colaborativos aceitos pela equipe SEIColab, de cada projeto, podem ser editados e adaptados visando sua incorporação ao texto colaborativo em publicação no site. A equipe SEIColab é responsável por manter a integridade da ideia original contida no material colaborativo enviado.
    • Cabe ao SEIColab a responsabilidade pela divulgação das colaborações, resguardando as fontes originais indicadas pelos colaboradores.
    • Quando o conteúdo colaborativo for de autoria do usuário e potencial colaborador SEIColab, a equipe SEIColab de cada projeto, pode avaliar seu enquadramento como fonte original no texto colaborativo.
    • Todos os conteúdos colaborativos enviados, aceitos ou não, serão registrados e armazenados pela equipe SEIColab de cada projeto em sua forma original, não ensejando remuneração de qualquer espécie para usuários e/ou colaboradores pelos direitos autorais.
    • Os direitos cedidos mediante este Termo são: todos os direitos de publicação e divulgação por impressão em papel, por meio eletrônico, produção audiovisual, sonorização, radiodifusão e outros meios de comunicação, tais como redes sociais, mediante o emprego de qualquer tecnologia (analógica, digital, com ou sem fio e outras), edição, adaptação, arranjo, tradução, distribuição, impressão, comercialização e outros previstos no Art. 29 da Lei 9.610/98, para finalidade editorial ou comercial.
    • A partir do momento que aceita o presente Termo e envia seu material, o colaborador está cedendo e transferindo ao SEIColab todos os seus direitos autorais gratuitamente.

Avaliação do conteúdo colaborativo

    • O site SEIColab é composto por painéis multitemáticos nos quais são publicados os textos colaborativos. A equipe SEIColab de cada projeto designa uma comissão de avaliação dos conteúdos colaborativos enviados para cada painel. Essa comissão é integrada por membros da equipe SEIColab, bem como por convidados externos, tendo a função de avaliar os materiais enviados de acordo com as definições contidas nos critérios de avaliação SEIColab.

    Estatísticas e divulgações

      • Estatísticas sobre colaborações e colaboradores podem ser geradas e divulgadas no site SEIColab.
      • Ao aceitar os Termos e Condições de Uso, o colaborador permite que seu nome, bem como o da instituição à qual está vinculado, seja divulgado pelo SEIColab de cada projeto.
      • As informações contidas nas estatísticas geradas pela equipe SEIColab que identifiquem individualmente o colaborador não são divulgadas a terceiros.

    Disposições finais

      • O presente Termo vigorará pelo prazo estabelecido e comunicado neste site pela equipe SEIColab. Eventuais alterações serão previamente comunicadas e também disponibilizadas neste site.
      • Questões não previstas nos Termos e Condições de Uso serão avaliadas pela equipe SEIColab, bem como pela comissão de avaliação dos conteúdos colaborativos.
      • Fica eleito o Foro da Comarca de Salvador para dirimir qualquer dúvida suscitada por este Termo, renunciando-se qualquer outro, por muito especial que seja.
Como Colaborar

Basta clicar no botão “Quero Colaborar”, situado no lado direito da tela dos textos colaborativos disponíveis em cada painel de cada projeto colaborativo. Primeiramente, o usuário deve realizar o login, ficando habilitado para, em seguida, sugerir as inserções que achar pertinentes. Isso pode ser feito diretamente na caixa de comentários, disponível na parte inferior da página, ou clicando sobre o parágrafo no qual deseja fazer a intervenção.

O conteúdo colaborativo será enviado em forma de comentário para a equipe SEIColab responsável pela avaliação de cada projeto. Caso seja aceito, o conteúdo colaborativo se torna colaboração, sendo incorporado ao texto colaborativo. O colaborador passa a constar na lista de colaboradores SEIColab, podendo receber certificados e premiações por suas colaborações de cada projeto.

Colaboradores

Projeto 7 Municípios

Aline Virgílio (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Cesar Vaz de Carvalho Junior (Equipe Técnica SEIColab – Colaborador individual)
Dirvan Teixeira – Mancha Sudoeste – Colaborador individual
Edgard Porto (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Edmundo Figueirôa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Eletice Rangel (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Márcia Pedreira (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Enézio de Deus Silva Júnior (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Viviane Vergueiro Simakawa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gabriel Oliveira Barbosa (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Daivisson dos Santos Dias (Equipe Técnica SEIColab – SEI)
Gildásio Santana Júnior (UESB)
Hamilton de Moura Ferreira Júnior (UFBA)
Haroldo Borges Rodrigues Lima – Colaborador individual
Humberto Miranda do Nascimento (Unicamp)
Jaci Maria Ferraz de Menezes (UNEB)
Jorge Antônio Santos Silva (UFRB)
José Alberto de Almeida (DNOCS)
Liliane Pagliarini (Equipe Técnica SEIColab)
Luís Contreiras (In memoriam)- Mancha Sudoeste
Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo (Casa Anísio Teixeira) – Mancha Sudoeste
Palmira Guanais Aguiar Fausto (In memoriam) – Mancha Sudoeste
Maria Rita Alves (Mancha Valente)- ColaboradorA individual
Agripino Souza Coelho Neto (Mancha Valente)- UNEB
Edinusia Moreira Carneiro Santos (Mancha Valente)- UEFS
Ismael Ferreira de Oliveira (Mancha Valente) – APAEB
Igor Roberto Campos Brandão (Equipe Informática – SEI)
Ingrid Souza Pinheiro (Equipe Informática – SEI)
Ricardo Carvalho Pires (Equipe Informática – SEI)
Julio Marques Vilela Junior (Equipe Design – SEI)
Vinícius Luz Assunção (Equipe Design – SEI)

Notícias