Primeira reunião de criação do grupo de pesquisa PODER

Na última quinta feira, dia 15 de março, pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa da Bahia estiveram reunidos na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, com o intuito de formar um grupo de estudos voltado para discutir a Pobreza e o Desenvolvimento Regional, com uma visão multidisciplinar. O foco será na Bahia, mas buscando compreender as suas lógicas de desenvolvimento e de integração com outras regiões do mundo, inicialmente agregando novos pesquisadores que possam enfatizar as questões referentes à economia, saúde, educação, segurança pública, agricultura familiar e urbanismo.

Participaram do evento os professores da UESC Mônica de Moura Pires, Andréa da Silva Gomes, Carlos Eduardo Iwai Drumond, Gustavo Joaquim Lisboa, Helga Dulce Bispo Passos e Carlos Eduardo Ribeiro. Representando a SEI estiveram presentes Edgard Porto e Edmundo Figuierôa. Pelo CPEDR da UNEB do Campus de Salvador a professora Patrícia Smith e pelo campus de Eunápolis o professor Wilson Araújo.

O PODER (Pobreza e Desenvolvimento Regional, como o grupo se autodenominou) tem como objetivos gerar novos conhecimentos a partir das análises do resultado e de cruzamentos das pesquisas individuais. O ambiente também estimulará os avanços em processos metodológicos e na utilização de ferramentas tecnológicas de apoio. Projeta-se que os conteúdos produzidos serão discutidos em atividades de extensão universitária, com a participação da sociedade.

O grupo já definiu para o mês de maio a próxima reunião do PODER quando também acontecerá o primeiro seminário para apresentação dos trabalhos em andamento e já realizados pelos pesquisadores associados, inclusive com a presença de um professor convidado da Espanha.

Os interessados podem fazer contacto com a professora Mônica de Moura Pires, da UESC ou através dos outros pesquisadores que estiveram presentes na reunião.