Mais de 200 pessoas participaram do Seminário “Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia”

 

Aconteceu nos dias 13 e 14 de junho de 2018, na cidade de Caetité/BA, o Seminário “Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia”. O evento teve o objetivo de discutir o projeto 7 Municípios, realizado pela DIREST, buscando avaliar o trabalho e a sua continuidade.

   Auditório da UNEB em Caetité durante o Seminário

Organizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) juntamente com a Fundação Pedro Calmon (FPC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus VI – Caetité – BA) e Fundação Anísio Teixeira reuniu mais de 200 pessoas, entre elas gestores, especialistas, professores, pesquisadores e representantes da comunidade local que discutiram o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região do Alto Sertão baiano.

O evento iniciou-se com a Rodada de Conversa que aconteceu no dia 13, na Casa Anísio Teixeira, e tratou da dinâmica regional na perspectiva dos aspectos mais relevantes referentes ao comportamento social e os seus reflexos no processo de desenvolvimento. Nesta ocasião, participaram diversos representantes da comunidade local e de órgãos da administração pública, bem como especialistas no tema. Houve ainda uma apresentação de teatro e uma confraternização no final do encontro.

       Rodada de Conversa, realizado na Casa Anísio Teixeira

A mesa de abertura do Seminário ocorrida no dia 13, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus VI – Caetité – BA), onde foi apresentado o Projeto 7 Municípios, contou como a presença de Edgard Porto (SEI), Marinalva Fernandes (UNEB-Caetité), Maria Eliane Andrade (UNEB-Caetité), Jairo Nascimento de Carvalho (Uneb-Caetité), Jaquele Teixeira (Vice-Prefeita de Caetité), Maria Auxiliadora Ledo (Casa Anísio Teixeira), Valdicley Vilas Boas (Fundação Pedro Calmon) e Fernanda Matos (Secretaria de Educação de Caetité).

Mesa de abertura do Seminário “Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia”

 

No dia 14, duas Mesas compostas pelo Prof. Valdemiro Conceição Junior (UESB), Prof. Paulo Duque (UNEB), Edgard Porto (SEI), Prof. Zezito Rodrigues (UNEB/Caetité), Prof. Marcos Profeta (UNEB) e Profª Fernanda Matos (Secretaria de Educação de Caetité) discutiram os processos de desenvolvimento socioeconômico da região e o papel da educação e da cultura na formação regional e na contemporaneidade.

Edgard Porto apresentando o Projeto 7 Municípios

Concomitantemente, a SEI presenteou a comunidade local com diversas publicações com temas correlatos, que foram recebidos com entusiasmo, principalmente pelos estudantes da Universidade.

O evento foi finalizado com uma mesa de colaboradores para a próxima fase do Projeto, que teve a presença de Zezito Rodrigues (UNEB), Nivaldo Dutra (UNEB-Caetité), Paulo Duque (UNEB), Valdemiro Conceição (UESB), Maria Virgínia Dazzani (UFBA), Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA), Aline Virgílio (SEI), Maria Eliane Andrade (UNEB-Caetité), Fernanda Matos (Secretaria de Educação de Caetité), Maria Auxiliadora Ledo (Casa Anísio Teixeira), Valdicley Vilas Boas (Fundação Pedro Calmon), Marinalva Fernandes (UNEB-Caetité), Zélia Malheiro (UNEB/IEAT), e Maria Goreth Nery (UNEB-Caetité) e Teresinha Carvalho (UNEB).

Vale destacar, que o evento foi amplamente divulgado nas rádios locais e teve cobertura da área de comunicação da Prefeitura de Caetité.

Mesa de encerramento do Seminário “Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia

Ficou definido que no mês de julho será realizada em Salvador uma oficina para discutir a segunda etapa de continuidade do projeto 7 municípios, em data e detalhes a serem anunciados brevemente.

Deixe um comentário